Artes Cénicas

A Linguagem Corporal na Comunicação

A linguagem corporal é aquela que se transmite através de gestos e posturas. Os estudos sobre a linguagem corporal analisam as emoções que se transmitem pelo movimento, como a expressão facial e o movimento dos olhos, das mãos, das pernas, dos pés e do corpo, de uma forma geral.
Estes estudos, indicam-nos o estado de ânimo e as intenções, bem como as características individuais da personalidade, tais como segurança, a timidez, a violência, o desejo de posse, a concorrência, etc. Podemos dizer que a postura expressa as atitudes e os sentimentos das pessoas.
O valor real da linguagem corporal encontra-se na junção de todos os níveis de comunicação da linguagem oral, da linguagem visual, da linguagem corporal e da imaginação.
A linguagem corporal na comunicação é um fator importante quando queremos transmitir uma mensagem e demonstrar congruência entre a informação oral e a linguagem corporal, porque apenas assim poderemos ser convincentes. É um componente da comunicação que devemos ter sempre em conta, uma vez que proporciona uma informação sobre o caráter, as emoções e as reacções.
O estado de ânimo expressa-se mediante a linguagem corporal. Por exemplo, ao duvidar de algo, levantamos uma sobrancelha; quando nos sentirmos perplexos, coçamos o nariz; cruzamos os braços para nos isolarmos ou para nos protegermos; levantamos os ombros para denotar indiferença; piscamos o olho em sinal de intimidade; tamborilamos os dedos por impaciência; batemos com a mão na testa quando nos esquecemos de alguma coisa e mexemo-nos quando sentimos angústia ou oscilamos para frente e para trás quando nos encontramos numa situação de conflito. Por exemplo, quem tem pouca experiência, quando está diante de público, expressa a sua ansiedade mexendo-se de um lado ao outro, fixando o olhar no teto, passeando em círculos ou até a transmite na forma como esfrega as mãos.
Esta consciencialização da linguagem corporal é a chave para desenvolver a capacidade de comunicação com o corpo e com a voz.
É com a consciência da linguagem corporal do outro e a capacidade de a interpretar que criamos a consciência da nossa própria linguagem corporal individual e desta forma conseguimos um maior autocontrole e um processo de comunicação eficaz.
Se tivermos consciência do que fazemos com o nosso corpo a compreensão de nós mesmos é mais profunda e mais significativa. Se conseguirmos controlar a linguagem corporal, poderemos ultrapassar muitas barreiras individuais defensivas e estabelecer uma comunicação bem sucedida.
A linguagem corporal é um componente importante da comunicação e é essencial desenvolver essas habilidades para podermos ser realmente comunicadores, beneficiando disso mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário