A música de câmara instrumental é
mais um recurso para enriquecer experiências individuais, vividas na prática em
conjunto onde se pode compreender melhor o fazer musical, bem como enriquecer a
interpretação de peças tocadas.
A prática de música de câmara pode ser uma ferramenta
poderosa na formação individual, uma vez que proporciona a busca constante da
forma individual de expressão artística, mantendo a identidade própria, sem
medo de ser único na sua maneira de ser. Pode também propiciar uma maior
bagagem musical e a aquisição de técnicas para a interpretação, já que há uma grande
troca de conhecimentos entre os elementos do grupo sobre aspectos de execução e
sonoridade, ou seja, maneiras diferentes de expressão de cada indivíduo que
podem ser combinadas satisfatoriamente.
A apresentação de resultados
parciais no trabalho, contribui para o aumento da literatura na língua portuguesa,
direcionada pedagogicamente para a performance e reflexão, no sentido de se
encontrar caminhos para otimizar a formação musical individual e de grupo.
“Para que o processo de ensino
aprendizagem tenha êxito são necessárias algumas condições básicas, entre elas
que o educador esteja disposto a transmitir conhecimento e saber orientar o aluno
na busca do seu próprio caminho. O aluno, por sua vez, deve estar disposto a
receber as informações e saber ponderá-las.” (Chueke, 2006)
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