Coro e Música Vocal


" Não há dúvida de que os pais, e as pessoas responsáveis por crianças, podem contribuir muito para a educação musical das crianças pequenas individualmente em casa, mas está provado que a melhor forma de elas adquirirem competências em audiação preparatória [tipo de musicalização] é em grupo. Com a orientação competente de um adulto, as crianças parecem aprender muito umas com as outras"
(Edwin Gordon - Teoria de aprendizagem musical para recém-nascidos e crianças em idade pré-escolar. P. 179)
 
O Coro é o mais antigo dos grandes agentes sonoros coletivos. Antigos documentos encontrados no Egito e na Mesopotâmia, revelam-nos a existência de uma prática coral ligada a cultos religiosos e a danças sagradas. O termo choros possui um sentido muito amplo, passando por diversos significados no decorrer da história. Na sua origem grega, chóros representava um conjunto de aspetos que, somados, iam ao encontro do ideal do antigo drama grego de Ésquilo, Sófocles, e Eurípedes. Este conjunto consistia em poesia, canto e dança. O Cristianismo antigo adotou o termo com outro significado, transformando-o no termo latino chorus que significa “o grupo da comunidade que canta”.
 
" Pesquisas recentes comprovam que é a partir dos seis anos de idade que normalmente as crianças aprendem a ler, escrever e começam a descobrir o mundo. Esta é a melhor época para se habituar à música que, além de ser uma importante fonte de estímulos e felicidade, aumenta a sensibilidade, a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico e a memória. Trabalhar com a música, principalmente em grupos, faz com que as crianças sejam induzidas à ordem, disciplina, organização e ao respeito pelo próximo. A vivência musical torna-se algo divertido e agradável para as crianças, onde aprendem a se comunicar melhor através de diferentes habilidades, estimulando a coordenação motora e a criatividade, abrindo portas para novas informações.
O Coro infantil trabalha a sensibilidade - afetiva e musical - a capacidade de concentração, desenvolve o raciocínio lógico e a memória. Trabalhar com a música, principalmente em grupos, faz com que as crianças sejam induzidas à ordem, disciplina, organização e ao respeito pelo próximo.
O objetivo do coro deve ser desenvolver na criança a confiança em si mesma ao cantar, adquirindo a técnica necessária para o manejo adequado da voz e valorizando a própria produção vocal e a dos outros; cantar respeitando as diferenças e limitações próprias e dos seus pares, mas também a utilizar o canto como um meio de comunicação.
A vivência musical torna-se algo divertido e agradável para as crianças, as quais aprendem a se comunicar melhor através de diferentes habilidades, estimulando a coordenação motora e a criatividade, abrindo portas para novas informações."
(Adaptação do artigo "Coral Infantil - importância da música para o desenvolvimento dentro e fora da escola" - consultado em 01/12/2012 em http://www.jornalfloresta.com.br/pdf/2010novembro/pg8.pdf)

Sem comentários:

Enviar um comentário